Halloween


É Halloween, a comemoração que mais gosto, mas que infelizmente para os brasileiros ela não tem tanta importância quanto para os americanos.

Adoro o clima que se estabelece por lá nesta data, as lojas ficam enfeitadas, são feitas comidinhas incríveis de abóbora (adoro!) que você só encontra nesta data, como o Pumpkin Cream Cheese Muffins e o Cheesecake Pumpkin Pecan que são simplesmente MARAVILHOSOS e que passo um ano pensando neles...rsrs

E pra que a gente conheça um pouco mais sobre esta data, um pouco da história do Halloween.

As origens do "Halloween" vem de antigas tribos Celtas que viviam na Irlanda, para os Celtas o dia 1º de Novembro marcava o início do Ano Novo e a chegada do inverno. Na passagem do Ano Novo eles celebravam o festival de "Samhain", o Lorde da Morte.

Nesta comemoração os Celtas acreditavam que as almas dos seus entes queridos mortos vagavam por todo o ambiente, incluindo também os fantasmas e bruxas. Afim de espantar os espíritos considerados maus eles usavam máscaras, faziam pequenas fogueiras e esculpiam no nabo (naquela época utilizavam o nabo no lugar da abóbora) colocando no mesmo uma chama.

Quando os Romanos conquistaram os Celtas eles assimilaram o festival de Samhain, adaptaram a sua cultura e fizeram algumas mudanças.

Em 835 o Papa Gregório IV transformou a celebração de Samhain para a comemoração do dia de todos os Mártires e mais tarde para o dia de Todos os Santos, que naquela época era comemorada no dia 13 de maio e passou para 1º de Novembro.

A noite anterior 31 de Outubro ficou então conhecida como "All Hallow´s Even" ou "holy evening" eventualmente a palavra foi encurtada para "Halloween" (Hallow=Santificar).

Muitos destes costumes são agora associados ao "Halloween" como por exemplo podemos citar o costume de ir de porta em porta pedindo doces (comida) era praticado na Irlanda centenas de anos atrás e para os que davam a promessa de prosperidade era oferecida e para os que não davam a má sorte iria perseguí-los.

Em 1800 um grupo de imigrantes Irlandeses que foram para os Estados Unidos, levaram com eles o tradicional "doces ou travessuras" do Inglês "trick-or-treating" e também o hábito de esculpir a abóbora que originalmente era esculpido em um nabo, mas quando os Irlandeses descobriram a abóbora passaram a usá-la por ser melhor.

Nos Estados Unidos quase todas as residências tem uma abóbora esculpida colocada na varanda para comemorar o dia 31 de Outubro, e serve para espantar os maus espíritos que possam estar vagando como alma traiçoeira.

Podemos dizer que desejar "HAPPY HALLOWEEN" é desejar que você fique livre dos maus espíritos que possam interferir no seu dia dia.

Portanto... HAPPY HALLOWEEN ;-)

Comentários

Postagens mais visitadas