5 dicas para montar o seu blog hoje mesmo e sem gastar nada

Havia quem disesse que os blogs eram uma moda passageira, que logo haveria tanta gente montando um que o mercado ficaria saturado e as pessoas deixariam de acessá-los.

Um bom tempo já se passou e os blogs continuam com muita força por diversos motivos, como por ser uma ferramenta simples de expressão de ideias, é uma possibilidade de iniciar uma atividade e por que não dizer carreira sem gastar muito e há tanto assunto para ser falado e abordado que as possibilidades são quase infinitas.


Pode ser que você já tenha pensado em montar um blog mas não sabe bem por onde começar, então eu trouxe cinco dicas rápidas para facilitar a sua empreitada no mundo virtual:

1. Escolha o assunto que você quer falar com as pessoas que vão ler o seu blog. Parece óbvio mas falar sobre tudo - e ao mesmo tempo sobre nada em especial - vai dificultar para que o público se identifique com o seu conteúdo. Escolher um nicho, como por exemplo viagens, ou melhor ainda, um micro nicho como viagens pela América do Sul, vai direcionar mais pessoas para as suas postagens.

2. Escolha o nome do seu blog e a plataforma que vai usar. As mais conhecidas e gratuitas são Blogger e WordPress. Por experiência posso dizer que o Blogger é bem mais simples de utilizar. Basta ter uma conta no Gmail e se cadastrar. Se preferir comprar o domínio - para o nome do seu blog ser .com o custo no Google Domínios é de R$50,00 por ano.

3. Como atualmente os acessos são feitos quase exclusivamente de smarfones você pode utilizar o próprio layout gratuito destas plataformas que já possuem a versão mobile e depois se preferir pode pagar alguém para fazer um layout mais bacanudo para o seu blog.

4. Se você puder ganhar dinheiro com o seu blog melhor ainda não é mesmo ? Então cadastre-se no Google Adsense para incluir anúncios nas suas postagens. Assim, cada vez que um leitor clicar no anúncio você ganha alguns centavos de dólar e quanto mais acessos e cliques na propaganda, mais você ganha.

5. Crie perfis com o nome do seu blog nas redes sociais - principalmente Facebook e Instagram e use para divulgar as suas novas postagens.

Espero ter contribuído com estas dicas simples e se vocês tiverem alguma dúvida é só deixar seu comentário que a gente responde rapidinho.

Beijos,
Paty

Postagens mais visitadas